domingo, 1 de maio de 2011

Pará paga o menor salário a delegados

Nos últimos cinco anos, quase 60 delegados saíram da Polícia Civil paraense por causa dos baixos salários. O salário dos delegados paraenses é o menor do País. 'É a pior remuneração de um delegado de Polícia, apesar de termos um PIB (Produto Interno Bruto) maior do que vários Estados, entre os quais Piauí, Amapá, Maranhão e Sergipe', afirma o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Pará (Sindelp), João Moraes

Uma pesquisa feita nacionalmente pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) revelou que o salário inicial do delegado, no Pará, é de R$ 5 mil, ocupando o último lugar entre todos os Estados e o Distrito Federal. É, portanto, o 27º no ranking, cujo primeiro lugar é ocupado pelos delegados de Brasília, que recebem R$ 17 mil. Ex-chefe da Polícia Civil, João Moraes afirma que a situação chegou a esse ponto no Pará porque os governantes não cumpriram até hoje as determinações judiciais e nem observaram uma política de valorização de uma categoria que faz parte das carreiras jurídicas do Estado, junto com procuradores e defensores públicos.

Segundo Moraes, os baixos salários prejudicam o desempenho dos delegados em vários aspectos. 'Seja no âmbito familiar, pois ele fica impedido de estender maiores condições de habitação, lazer e educação a seus filhos e demais dependentes. Seja no âmbito profissional, pois se vê impedido de obter melhores condições intelectuais, aquisição de livros e equipamentos e pagar cursos de extensão universitária', diz. E completa: 'Afora isso, uma remuneração vil massacra sua autoestima, até para um melhor desempenho de suas atribuições funcionais'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes