O Sistema Penitenciário do Pará avaliará o dispositivo de monitoramento eletrônico de detentos da empresa norte-americana Secure Alert.
O dispositivo consiste em “uma tira de proteção, inquebrável e inviolável, e um mapa on line, que mostra em tempo real a localização de cada pessoa que estiver usando o aparelho.”.
O mapa on line revela, em tempo real, a localização do detento, verificando se ele está na zona permitida pelo juiz da execução penal. Caso o usuário do dispositivo ultrapasse a zona um alarme será disparado.
À exemplo de São Paulo e Santa Catarina, o Pará caminha para esta providencial tecnologia, que já tem a sua regulamentação de uso, cuja implantação possibilita o cumprimento da pena, para aqueles que não estejam obrigados ao regime fechado, de forma a possibilitar mais rápida reinserção social.
Sou um defensor do cumprimento eletronicamente controlado da pena. Só devem cumprir pena nas penitenciarias os apenados que representem absoluto perigo material à integridade física do cidadão.
Fonte: Antenor Filho - Susipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário