quinta-feira, 31 de março de 2011

Deu no blog do Adenor Pantoja

Crônica Especial a data 1º de abril, por Fabiano Calixto

Tributo aos mentirosos de São Miguel do Guamá

Por que mentir? A mentira é um tipo de engano proposital e tem um peso compatível na balança, porque afeta as estruturas sociais e o segmento da vida humana, mas também contribui para harmonia do homem com o meio em que vive.

Embora se diga que a “mentira tem perna curta”, o homem ainda busca na inverdade meio para justificar sua atitude e garantir, de forma amigável, um laço de fraternidade para com os enganados. Um grande político tem muito dinheiro, bastante saúde e nenhum escrúpulo e a inescrupulosidade está associado à mentira, o político corrupto; consegue com a técnica da farsa, que é caracterizada pela falta da verdade, ludibriar os seus seguidores e ganhar a confiança dos seus eleitores. Essa credibilidade do político para com o povo é fruto do poder da mentira.

“Eu, fulano, prometo ser fiel: na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. Essas palavras fazem parte de uma cerimônia de união entre um casal de héteros, realizada na Igreja Católica. O casal, movido pelo amor e o respeito recíproco, jura fidelidade ao Padre, que é representante de Deus, e a uma multidão de convidados presentes. O ritual também exige a presença de testemunhas, que são espécies de cúmplices da concretização do idílio. Após o fato consumado, o casamento; que é uma instituição falida e decadente, começa a apresentar seu primeiro sintoma de intrigas, através da rejeição de um para com o outro, assim, começa a aflorar a responsável pela desestrutura familiar: à mentira. A maioria dos casamentos está se dissolvendo pela falta do bom senso do casal, que sem medir as consequências, chega ao adultério.

A infidelidade conjugal fez a cerimônia de casamento sair do plano da seriedade, do compromisso, do laço, da aliança para outro plano: o cômico. Isto é, o ritual de casamento, hoje, corresponde a um saltimbanco e os noivos uns verdadeiros arlequins, porque conseguem esconder, por trás das colombinas, suas verdadeiras intenções, jurando fidelidade perene e não cumprem, por isso exploram o riso da plateia, que é constituída pela sociedade em geral, e passam a serem motivos de falatórios.  Enfim, a traição no matrimônio não só é uma prática antissocial como também antirreligiosa, pois no Livro de Mateus, Jesus disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: não cometerás adultério”; ainda no Livro de Mateus, Jesus criticou aqueles que juram irresponsavelmente, ele disse: “Seja em vosso falar sim, sim, não, não o que passar disso é procedência maligna.”.

 Como a mentira é uma técnica utilizada pelo homem em favor de sua defesa e interesse próprio, eis aqui os mentirosos e suas astúcias:
O Professor irresponsável mente, quando troca o dia letivo pelo bar; O Gestor escolar mente, porque informa as faltas de seus funcionários e esquece-lhe de informar as suas; O Polícia mente, porque recebe dos traficantes e dos criminosos da “Pirataria” propina em troca do silêncio; O Comerciante desonesto mente, porque engana o consumidor na balança; O Agiota mente, porque explora o bolso do trabalhador; Padre e Pastor mentem, porque não fazem o que pregam; O Vereador mente, porque deixa de atender aos interesses do povo em favor do Executivo; O Radialista mente, quando transmite uma informação inverídica; o Enfermeiro mente, quando diagnóstica ao paciente, O Médico mente, porque vende o atestado falso; O Funcionário do DETRAN mente, quando vende Carteira de Habilitação à  pessoas que que não têm habilidades no volante; A Esposa do empresário mente, porque foi à Capital do Estado e comprou um Certificado do Ensino Médio para garantir sua entrada  no curso de Direito, em uma Faculdade particular; O Funcionário da agência bancária mente, porque destrata aos idosos e aos clientes pobres;  O Pai mente, porque  dá um prato de comida ao filho sobre pressão judicial; O Homossexual: Gay e Lésbica mentem, porque não assumem sua sexualidade. Enfim, esses enganadores do povo são uns verdadeiros “artistas”, pois desenvolvem a mentira com muita maestria, por isso merecem elogios, nesse dia tão importante, que é o primeiro de Abril. Parabéns!

Como sou Professor e sou mal remunerado, ofereço-lhes um presente singelo, mas é de coração, um espelho: para você se olhar e conversar consigo mesmo e refletir sobre suas ações e tentar alcançar à sua própria consciência.

Certifico-me para com as pessoas, que se enquadram nos perfis acima, que a minha intenção não é ofendê-las e sim tocá-las na consciência, por isso a partir de hoje “Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com o seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida ante da promessa.”

“Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes