sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"OPERAÇÃO GUILHOTINA"

Delegado procurado pela PF se entrega; 27 policiais são presos

O ex-subchefe da Polícia Civil do Rio Carlos Antônio Luiz Oliveira se entregou na tarde desta sexta-feira à PF (Polícia Federal). Ele estava foragido desde o início do dia, quando foi desencadeada a Operação Guilhotina, que cumpre mandados de prisão contra 45 pessoas suspeitas de envolvimento com traficantes e com milícias --são 35 presos, entre eles 27 policiais.

Oliveira, que era atualmente subsecretário da Secretaria Especial de Ordem Pública da Prefeitura do Rio --cargo do qual foi exonerado-- é acusado de envolvimento com uma milícia que comanda a favela Roquete Pinto, na zona norte do Rio. Essa milícia teria participado do desvio de armas apreendidas no Complexo do Alemão, ocupado por uma megaoperação policial e militar no fim do ano passado.

Com a prisão de Oliveira, já foram cumpridos 35 dos 45 mandados de prisão expedidos. Foram detidos 19 policiais militares, oito policiais civis e oito não policiais.
INVESTIGAÇÃO

As investigações que levaram a operação tiveram início durante uma ação policial, ocorrida em 2009, que era conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Macaé --denominada "Operação Paralelo 22", que tinha o objetivo prender o traficante Rogério Rios Mosqueira, conhecido como Roupinol, que atuava na favela da Rocinha junto com o traficante Antônio Francisco Lopes, o Nem.

A partir daí, duas investigações paralelas foram iniciadas, uma da Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança do Rio e outra da Superintendência da Polícia Federal no Rio. A troca de informações entre os serviços de inteligência das duas instituições deu origem ao trabalho conjunto de hoje.

O objetivo da ação desta sexta-feira é "dar fim à atuação de um grupo criminoso formado por policiais --civis e militares-- e informantes envolvidos com o tráfico ilícito de drogas, armas e munições, com a segurança de pontos de jogos clandestinos (máquinas de caça-níqueis e jogo do bicho) e venda de informações sigilosas".

As forças estaduais destacaram 200 homens, além de dois helicópteros e quatro lanchas. As equipes da Polícia Federal empregam um efetivo de 380 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes