Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré |
'Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar'
O trecho da música Nossa Senhora, de Roberto Carlos, traduz as bênçãos pedidas pelos mais de 1 milhão e 300 mil fiéis que seguiram a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na noite deste sábado (9). Iluminadas pelas velas dos devotos, as ruas do trajeto da Trasladação foram cenário para demonstrações de fé e muitos agradecimentos. Foram 3,7 km percorridos em mais de seis horas de procissão, desde a saída do Colégio Gentil Bittencourt até a chegada, às 23h40, na Catedral de Belém, na Cidade Velha.
'Faço isto para agradecer pelas vitórias que alcanço a cada dia', confidenciou o estudante Felipe Fidalgo, que acompanha a procissão há quatro anos. Assim como Felipe, milhares de devotos se únem num sentimento de sacrifício e superação. A vontade de servir Maria começou desde cedo para o pequeno José Fabrício Oliveira, de 13 anos. Ele já faz parte da Guarda de Apoio da Imagem Peregrina.
O papel desse 'guarda-mirim' é muito mais do que apenas não deixar a corrente de guardas se quebrar, é louvar e adorar Nossa Senhora de Nazaré pelas vitórias e conquistas dele e da família. 'Meus pais me dão todo o apoio para eu participar, porque eles sabem que eu estou servindo a Deus e a Nossa Senhora', finalizou antes de voltar as atenções para o seu compromisso com Maria.
Mesmo com a vantagem da temperatura um pouco mais amena da noite de Belém, a Trasladação é também um retrato de sacríficios. Para Richard Miranda, de 20 anos, que seguiu a procissão de joelhos, a fé e a superação são irmãs. 'Vou chegar a Sé de joelhos. Tentei no ano passado e não consegui. Desta vez, estarei lá! Consegui uma grande benção'.
Veja o Círio 2010 - ao vivo
http://www.orm.com.br/projetos/cirio/2010/aovivo.asp
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário