segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NOS JORNAIS: EDIÇÃO DE HOJE


Expansão foi mais veloz no 2º mandato

A expansão da Presidência no governo Lula acompanhou a escalada da popularidade do presidente e a derrocada dos ministros fortes, como Antonio Palocci, da Fazenda. Verbas e cargos do Planalto proliferaram mais rapidamente no segundo mandato, quando não havia mais sombras no governo ou no PT à autoridade presidencial. Não por acaso, Lula escolheu sozinho no núcleo palaciano sua principal ministra e candidata à sucessora

Serra nega que FHC tenha admitido vitória de petista na eleição

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não admitiu a vitória da petista Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal britânico "Financial Times". "Não, não foi assim", disse Serra, ao ser questionado sobre o tema por uma repórter portuguesa, ao desembarcar no Rio para participar do debate da TV Record. Quando a jornalista quis saber como interpretava a declaração de FHC, Serra cortou o assunto de modo brusco, imitando o sotaque de Portugal: "Não sei, pergunte a ele, pergunte a ele".

Marina ataca; Dilma e Serra evitam embate

No debate entre presidenciáveis realizado ontem à noite pela TV Record, Marina Silva (PV) mudou sua estratégia e decidiu partir para o ataque com críticas tanto a Dilma Rousseff (PT) quanto a José Serra (PSDB). A petista e o tucano, por sua vez, evitaram o confronto direto. A única oportunidade em que houve pergunta de um para o outro foi ao final do primeiro bloco, quando Serra foi obrigado pelas regras a se dirigir a Dilma.

Luiz Gonzalez, marqueteiro do tucano, diz que a explicação é simples: ao perguntar para o adversário, é o rival quem dá a última palavra. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), quarto participante do debate, repetiu a atuação de franco-atirador, provocando risos na plateia mais de uma vez.

Eleição divide grupo desenvolvimentista

A eleição presidencial divide um grupo de economistas que, na segunda metade do século 20, impulsionou a difusão no Brasil das teses desenvolvimentistas -que influenciaram tanto o tucano José Serra quanto a petista Dilma Rousseff. Inspirados por pensadores da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), como Celso Furtado e Aníbal Pinto, esses economistas são, na maioria, amigos de longa data de Serra, que aprofundou os laços com a corrente no Chile, onde ele esteve exilado. Parte deles deu aulas para Dilma na Unicamp, e muitos se aproximaram do governo Lula, em especial quando o crescimento e depois a crise global de 2008 abriram caminho para um papel maior do Estado na economia.

Tiririca tem que ler e escrever

O procurador regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa, analisa hoje se pedirá um teste de leitura e escrita para o humorista Tiririca, candidato a deputado federal pelo PR, que lidera as pesquisas. Se ficar comprovado que é analfabeto, Tiririca pode perder o registro de candidatura e ser punido por uso de documento falso, com uma assinatura atribuída a ele, enviado à Justiça Eleitoral.

Passagens aéreas sobem até 10,8%

Após recuo em agosto, os preços das passagens aéreas já subiram até 10,8% este mês. Pesquisa em sites de empresas mostra que a diferença de tarifas chega a 500%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes