terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pará fecha 1º semestre com alta na geração de emprego


A geração de novos postos de trabalho continua batendo recordes de crescimento em todo o Pará, os dados analisados pelo Dieese do Pará (Departamento Interestadual de Estudos Socioeconômicos) com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho - CAGED mostram esta realidade. Depois de um primeiro semestre de 2009 com forte queda de empregos formais, as oportunidades de emprego voltaram a melhorar a partir do segundo semestre de 2009 e não pararam mais.


O Estado apresenta atualmente o melhor desempenho na geração de empregos formais dos últimos 10 anos. E segundo a pesquisa do Dieese, os municípios que mais geraram empregos estão no interior do Estado.


No mês de junho/2010, o Estado do Pará voltou a apresentar saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados. De acordo com o Dieese do Pará foram realizadas 26.289 admissões contra 22.896 desligamentos, gerando saldo positivo 3.393 postos de trabalho, crescimento de 0,58% em relação ao mês de maio deste ano.


Ainda com base nos dados do mês de junho deste ano o setor que mais obteve crescimento foi o extrativo mineral, com crescimento de 2,18% e saldo positivo de 281 postos de trabalhos, seguido do pela Construção Civil, com crescimento de 1,68% e saldo positivo de 988 postos de trabalhos; Indústria de Transformação, com crescimento de 0,74% e um saldo positivo de 654 postos de trabalhos; o setor de Serviços, com crescimento de 0,47% e saldo positivo de 932 postos de trabalhos.


Primeiro semestre - O Dieese do Pará pesquisou 51 cidades do Estado. No primeiro semestre de 2010 foram realizadas 125.571 admissões contra 10.394 desligamentos, gerando um saldo positivo de 15.177 postos de trabalhos. Também no mesmo período, em todo o Pará, foram feitas 138.922 admissões contra 121.731 desligamentos, gerando um saldo positivo de 17.191 postos de trabalhos com um crescimento de 3,01% no emprego formal.


O setor Extrativo Mineral foi o que obteve maior crescimento, com 14,29% e saldo positivo de 1.646 postos de trabalhos, seguido pelo setor da construção civil, com um crescimento de 7,74% e saldo positivo de 4.299 postos de trabalhos e do setor de Serviços com crescimento de 3,59% e saldo positivo de 6.924 postos de trabalhos. Somente o setor da Administração Pública apresentou queda na geração de empregos formais com decréscimo de 0,16% e saldo negativo de 26 postos de trabalhos.


Os dados analisados pelo Dieese do Pará abrangeram Belém (Capital) e os outros 50 principais municípios paraenses com mais de 30 mil habitantes mostram que no primeiro semestre de 2010 a maioria dos municípios apresentaram saldos positivos de empregos formais, com destaque para Belém (Capital) que no comparativo entre admitidos e desligados, apresentou saldo positivo de 5.790 postos de trabalhos, sendo que este saldo da Capital corresponde a 33,68% do saldo total de postos de trabalhos (17.191 postos de trabalhos), gerados em todo o Estado no primeiro semestre de 2010.


Segundo o Departamento, a maioria dos postos de trabalho gerados no Estado foram no interior. Do saldo total de empregos gerados no Estado (17.191 postos de trabalhos) cerca de 44,00% foram obtidos na Região Metropolitana de Belém (7.657 postos de trabalhos) e o restante cerca de 56,00% (9.534 postos de trabalhos) foram gerados no interior Belém (Capital) ainda é o maior destaque na geração de postos de trabalhos entre os 143 municípios analisados.


Parauapebas, com um saldo positivo de 1.763 postos de trabalhos, seguido por Ananindeua, com um saldo positivo de 1.183 postos de trabalhos e Castanhal, com saldo positivo de 1.000 postos de trabalhos; foram os municípios do interior que mais geraram postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes