Falta de estrutura na delegacia de Maracanã coloca na rua presos por estupro, tentativa de homicídio e tráficoDez homens que estavam presos na Delegacia do município de Maracanã, no nordeste do Pará, foram liberados pelo juiz Francisco Roberto Macedo de Souza, depois de constatada a falta de condições para funcionamento da unidade policial.
No sábado, dia 7, às 20 horas, os presos foram flagrados tentando fugir da cela em que estavam alojados. Eles foram transferidos para a outra cela da delegacia, que estava interditada por causa das péssimas condições. Revoltados, os presos começaram a danificar a cela, gritar e fazer desordem. Às 23h, todos foram liberados pelo juiz da comarca de Maracanã. A liberação foi informada ontem pela delegada Maria Amélia Salgado Viana. Segundo ela, os 10 homens eram acusados de crimes como estupro de vulnerável, tentativa de homicídio simples e qualificado e tráfico de entorpecentes.
Buraco - Por volta das 20h do sábado, os presos começaram a ficar agitados e policiais civis e militares foram até a cela verificar o motivo do alvoroço, quando encontraram um buraco, do tamanho de um aparelho de televisão de 14 polegadas, na parede da cela onde todos estavam presos. Eles estavam tramando uma fuga pelos fundos da delegacia. Os policiais, então, transferiram os presos para a segunda das duas celas da delegacia, que estava com o vaso sanitário entupido e exalando péssimo cheiro. Ao ser informado da situação, inclusive da revolta dos presos na delegacia, o juiz da comarca de Maracanã, Francisco Roberto Macedo de Souza foi procurado pelos policiais e, sem ter para onde levá-los, liberou todos.
A população começou a telefonar para a delegacia com a intenção de denunciar a "fuga" dos presos, mas foi surpreendida com a notícia de que eles estavam livres. Moradores do município ficaram, então, indignados com a situação. Segundo a delegada, o prédio da delegacia de Maracanã foi construído na década de 70 e só passou por uma reforma, por volta da década de 80. Desde então, nada na estrutura da delegacia foi modificado. "Aqui não tem estrutura nem pra trabalhar, quanto mais para abrigar presos", disse um policial que não quis se identificar. Segundo ele, já houve muitos pedidos e mandados judiciais para reforma da delegacia, mas nada foi feito. Após a liberação dos presos, a delegada Maria Amélia conversou com o prefeito do município, que prometeu fazer reparos nas celas da delegacia para receber os novos presos.
Os homens liberados, segundo a delegada, só serão presos de novo se cometerem algum novo delito.
A reportagem não conseguiu contato com o juiz Francisco Roberto, que até as 19 horas de ontem estava presidindo um júri no fórum do município. A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) desconhecia o caso, mas fará um levantamento ainda hoje da situação.
Comentários do blogueiro:
Não é de hoje que o sistema carcerário brasileiro fere de morte o PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, com as mínimas condições de se manter algum ser humano preso em celas imundas e sem higiene alguma, é comum os detentos adquirirem doenças no interior da carceragem.
Agora a atitude do Juiz surpreendeu o blogueiro, colocando em liberdade bandidos da pior qualidade.
Mas ANDREY, rico responde tudo em liberdade e político corrupto nem se fala.
Tenho que concordar com vocês, para os ricos o PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA É ESTICADO, para os pobres é achatado. Não deveria me surpreender com a atitude do Magistrado.
O pior bandido é o Político corrupto que mete a mão em verbas federais e leva a óbito milhares de pessoas que não tem acesso a uma saúde digna por conta da roubalheira alheia.
Muito embora não tenha pena de prisão perpetua em nosso Pais, O BLOGUEIRO DEFENDE CADEIA ETERNA PARA POLITICO CORRUPTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário