quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Carro estava “recheado”


Carro estava “recheado”



Acidente na estrada foi só início de problema para motorista, flagrado com 8 kg de óxi de cocaína

Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) prenderam no começo da noite de ontem um rapaz que transportava cerca de oito quilos de óxi de cocaína dentro de um veículo. A droga estava escondida por dentro do painel do carro, embalada em forma de tijolos. A prisão de Edivaldo Pereira Sousa do Nascimento, de 29 anos, ocorreu por volta das 18 horas na rodovia BR-316, na entrada do município de Ananindeua. De acordo com informações da polícia, Edivaldo estava trazendo o entorpecente do Acre e já teria passado por mais cinco Estados antes de chegar ao Pará. Ele foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas.

Quando trafegava na altura do município de Ulianópolis, no Fiat Palio preto, de placas DKN-4238, ele sofreu um acidente na estrada e precisou chamar um guincho. Quando foi detido por policiais da DRE (que pertence à Divisão de Repressão ao Crime Organizado - DRCO), ele estava na cabine do veículo que foi chamado para o socorro. Os policiais solicitaram apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, com a ajuda de cães farejadores, a droga foi localizada na parte da frente do veículo. Acredita-se que o porta-luvas tenha sido retirado para que o entorpecente fosse escondido naquela área da frente do painel, e depois recolocado.

Segundo o titular da DRE, delegado João Bosco, a polícia vinha investigando esse transporte da droga há aproximadamente um mês e a informação era de que o acusado chegaria ontem ou hoje à capital paraense. Ele estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da Polícia Civil. "E, dado o volume de droga e o montante de dinheiro envolvido, é possível que este transporte seja feito regularmente. Agora as investigações continuam no sentido de chegar ao restante da quadrilha e toda a rede de distribuição", disse o delegado.

Em princípio, acredita-se que Edivaldo era responsável pela parte do transporte, mas também é provável que seja um dos donos do entorpecente. A quantidade de droga apreendida, informou o delegado, tem o valor aproximado de R$ 120 mil "in natura". Após o processamento feito pelos traficantes, esse valor renderia pelo menos três vezes mais.

João Bosco explicou ainda que esse tipo de tráfico é o chamado de "Rota Seca". Em geral, a droga sai do Peru (país que, segundo o delegado, é atualmente o maior produtor de cocaína, acima, inclusive, da Colômbia) e entra no Brasil pelo Acre. Do Acre, segundo a polícia, o acusado passou pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Maranhão, antes de chegar ao Pará. A viagem deve ter durado de 7 a dez dias.

O titular da DRE enfatizou que o trabalho de inteligência da polícia tem rendido bons frutos. "Em dois anos, já foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína. E o objetivo é, além de prender quem já está traficando, identificar e prender pessoas responsáveis pelo escoamento e abastecimento da droga no mercado paraense", enfatizou.
COMENTÁRIOD DO BLOGUEIRO:
Para quem não sabe um quilo de pedra OXI gira em torno de 20 mil reais e serve para fazer aproximadamente 20 quilos de PÓ (COCAÍNA) OU NÓIA, dependo dos produtos químicos adicionados na mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário