A “Folha de São Paulo” fez um levantamento das prestações de contas dos congressistas eleitos em 2010, para apurar quem foram os maiores doadores das campanhas, e, por conseguinte, quem vai influenciar as decisões parlamentares nacionais.
As empreiteiras foram as maiores doadoras e, segundo a “Folha”, elas “mais que triplicaram o volume de doações para os políticos que se elegeram para o Congresso neste ano em relação a 2006.”.
O levantamento mostra que 54% dos eleitos (264 deputados e 42 senadores) receberam recursos das construtoras.
Depois das empreiteiras vêm os bancos, as mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio, em ordem financeira muito inferior àquelas.
Como as construtoras têm no governo os seus maiores clientes, o PT foi o partido com quem elas foram mais generosas.
Como o governo, também, costuma ser extremamente generoso com empreiteiras em anos eleitorais, fazendo aditivos e atualizações financeiras à toque de caixa, eu insisto: só falta oficializar, em uma reforma politica, o financiamento público de campanha, pois ele já existe, e, da forma que está, concentra-se na prestação de contas de poucos.
Abaixo, um gráfico, elaborado pela “Folha”, com o percentual com que cada partido foi brindado pelas construtoras, para as campanhas do Congresso Nacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário