segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

G8 lança Vereador Paulão para Presidente da Câmara



O grupo composto por oito Vereadores lançou hoje o nome do Vereador Paulão para disputar a Presidência da Câmara Municipal de São Miguel do Guama no que concerne ao biênio 2013/2014.
Paulão conta com o apoio declarado de sete vereadores que almejam um Legislativo independente, forte e com autonomia para tomar suas decisões em prol da coletividade sem submeter-se aos “caprichos” do Executivo.
A chapa foi batizada com o nome “Atitude e Experiência”, fazendo jus aos novos Vereadores eleitos, como por exemplo, Andrey Monteiro que ocupa a primeira Secretária na chapa em tela, conjugando seu discurso contundente com a experiência de Vereadores como Raimundo do Miteco que figura na Vice Presidência.
O nome foi sugerido pelo Vereador Junior Lira, o qual declarou abertamente voto ao grupo que traz na segunda Secretária o Vereador Chagas e na terceira o Vereador Funeca.
Durante a reunião com o grupo denominado G-8 foi assumido o compromisso de que ninguém irá ceder ante as ofertas dos “soldados governistas” que lançaram-se em uma cruzada para elegerem Neidinha Feitosa, prova disso, foi a conduta dolosa perpetrada por alguns que efetuaram diversas ligações para os Vereadores do G-8 prometendo “mundos e fundos” em troca do voto.
Atitude e Experiência foi a primeira chapa a ser registrada às 11:00 horas do dia 31/12/2012
 
G – 8 (Grupo dos oito Vereadores Independentes)
Paulão
Raimundo do Miteco
Andrey Monteiro
Chagas
Funeca
Elias Rodrigues
Junior Lira
Maria do Neném

Feliz Ano Novo


Prefeitos sob desafios

Mais de 5 mil prefeitos tomarão posse nesta terça-feira, 1º de janeiro, em todo o País. Centenas, milhares deles, vão encontrar um cenário de terra arrasada, de bagunça, de caos.

Milhares dos novos gestores vão encontrar um cenário de ofensa ao interesse público. Um cenário que merece permanecer vivo na memória dos que assumem, para que não façam o mesmo que seus antecessores.

Não é preciso ir muito longe, em busca de exemplos deploráveis de desprezo às leis. Os quadros de descalabro são pintados aqui mesmo, em vários municípios do interior do Pará.

Em São Miguel do Guamá, há três semanas, um protesto de mais de 12 horas parou a cidade, depois que a Justiça autorizou que a prefeita retornasse ao cargo, do qual ela havia sido afastada sob suspeita de desviar verbas públicas e de atrasar o pagamento de funcionários municipais. Os manifestantes mantiveram a gestora sitiada no prédio da prefeitura e bloquearam a rodovia BR-010 durante cerca de quatro horas. Um congestionamento estendeu-se por mais de 10 quilômetros.

Em Salinas, servidores municipais, revoltados porque não recebem os vencimentos referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro, além do 13º salário, ocuparam o prédio da prefeitura e depois elegeram como alvo de protestos um hospital de propriedade do prefeito, que sumiu, desapareceu da cidade desde a semana passada.

Em Marituba, na última sexta-feira, mais de 100 funcionários bloquearam por cerca de duas horas um trecho da BR-316. Também reclamavam de atrasos no pagamento do salário de dezembro, bem como da última parcela do 13º, que deveria ter sido depositada até o dia 20 de dezembro.

Em Cachoeira do Arari, na região do Marajó, o secretário de Finanças do município foi mantido refém dentro da secretaria por várias horas, porque o 13º salário dos servidores - a maioria professores - deixou de ser paga. Em Aveiro, na região oeste do Pará, os professores estão há mais de cinco meses sem receber salários. O novo prefeito ficou com o pepino.

É preciso mais, para que um quadro como esse, de desregramento escandaloso, revele um jeito todo especial de governar? É preciso mais, para que os novos prefeitos, independentemente de partidos, firmem o compromisso de fazer, em tudo e por tudo, o contrário de seus antecessores, para que se evitem novos cenários marcados pelos traços do escárnio em relação à sociedade e aos servidores
públicos?

Ninguém mora no País ou no Estado. As pessoas moram no município. É no município que estão o lixo na porta, o hospital sem condições de funcionamento, a escola na iminência de desabar. É no município que o cidadão, à procura de transporte público com um mínimo de qualidade, jamais o encontra.

É no município que as pessoas vivem, concretamente, experiências cotidianas que exigem do Poder Público - das prefeituras em primeiro lugar - a definição de concretas prioridades para a implementação de medidas essenciais para o bom funcionamento das cidades.

Os prefeitos que assumem a partir deste 1º de janeiro devem estar certos de que serão exigidos na medida das expectativas de populações que anseiam por mais atenção. E nem tudo o que lhes for exigido será possível fazer do dia para a noite. Em verdade, haverá demandas que não serão superadas nem mesmo em quatro anos.

Mesmo assim, a administração deve se mostrar apta, desde o primeiro momento, a orientar-se segundo prioridades que não desprezem princípios fundamentais, entre os quais os da impessoalidade, da eficiência e da probidade na aplicação do dinheiro público. Se observarem estritamente tais princípios, é certo que os novos prefeitos evitarão cenários desoladores como os que predominam em milhares de municípios.


Fonte: O Liberal

domingo, 30 de dezembro de 2012

Niver do Dia - Direto do Facebook


Quem comemora aniversário hoje (31/12/2012) é o jovem Eduardo Pio X que concorreu ao cargo de Prefeito na última eleição. Eduardo mostrou para os guamaenses que a juventude está preparada  para governar. Aos 29 anos de idade o jovem político é tido como a grande revelação de 2012 e com um próspero futuro.

sábado, 29 de dezembro de 2012

CONVITE


Preso por estupro de vulnerável em São Miguel do Guamá

A equipe de investigação de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, sob o comando do delegado Ronaldo Lopes formada pelos investigadores Océlio e Paulo César e escrivã Aletheia, prendeu em flagrante delito, na data de ontem, Jhemison Alves da Silva, 34 anos, pela prática de crime de estupro de vulnerável. A vítima foi uma criança de apenas 11 anos de idade. O fato foi denunciado ao programa Pró-Paz, em Belém, e em seguida, a família foi até a Delegacia de São Miguel do Guamá para comunicar o crime. Em investigações realizadas durante todo o dia, o autor do fato foi localizado no bairro do Patauateu.
 
Ele, segundo a denúncia, estava agindo com coação no curso do processo. Assim. ele vai responder por crime previsto no artigo 344 do Código Penal Brasileiro, já que a vítima e testemunhas estavam sendo ameaçadas de morte pelo acusado quando ele soube que havia sido feita a denúncia no Pró-Paz, de Belém do fato criminoso. O delegado Ronaldo Lopes afirma que será representada a prisão preventiva do acusado e ele será encaminhado para o presídio regional de Paragominas.

Mais um Homicidio em São Miguel



Depois de quase um mês sem mortes violentas na cidade, ontem infelizmente mais um homicídio ocorreu na cidade, desta vez a vitima identificada como sendo Marcos Antonio Silva Barbosa.
Segundo populares, por volta das 19:00 horas um carro tipo Corsa na cor prata se aproximou da vitima que estava em frente a sua residência, tendo uma pessoa encapuzada descido e caminhado em direção a Marcos Antonio, efetuando os disparos que acertaram o peito e a cabeça da vitima que chegou a ser socorrida, entretanto, segundo relatos de servidores do Hospital Municipal o mesmo teria chegado sem vida ante a gravidade dos ferimentos.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pocuradora morre em acidente

A recém nomeada procuradora geral de Justiça do Estado, Maria das Graças Azevedo da Silva é uma das vítimas do acidente que deixou mais duas pessoas mortas nesta sexta-feira (28), na PA-324, no município de Nova Timboteua, nordeste do Estado.


A informação não foi confirmada oficialmente pelo IML (Instituto Médico Legal), mas vários parentes e amigos da procuradora já deixam mensagens de apoio a família da vítima. O nome das outras pessoas que morreram no acidente ainda não foi confirmado.


De acordo com a assessoria de comunicação do Centro de Perícias Técnicas Renato Chaves, os corpos chegarão ainda na noite desta sexta-feira (28) no IML de Belém.


Mária da Graça Azevedo da Silva foi recentemente eleita e nomeada procuradora geral de Justiça do Ministério Públic o do Pará. O cargo seria assumido por ela no dia 19 de março de 2013.

(Redação Portal ORM)

Presos 20 criminosos em menos de um mês em São Miguel do Guamá

Balanço das ações de repressão ao crime em São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, mostra que, em menos de um mês, 20 pessoas envolvidas com os crimes de tráfico de drogas, roubos, furtos e homicídio, além de foragidos de Justiça, foram presas no município. O dado foi divulgado, nesta sexta-feira, 28, pelo delegado Ronaldo Lopes, titular da Delegacia da Polícia Civil local.
 
Segundo o policial civil, o número expressivo é resultado da intensificação das operações em conjunto das Polícias Civil e Militar na região. A mais recente prisão foi realizada, ontem, quando policiais militares sob o comando do cabo Claudemir prenderam em flagrante Ana Paula da Costa, 30 anos, natural de Belém.
 
Após denúncia encaminhada aos policiais, ela foi abordada no momento em que chegava à cidade, vinda da capital. Ana Paula transportava 50 gramas de pedra de "óxi" de cocaína. O entorpecente seria entregue a outro traficante de drogas na cidade. A abordagem ocorreu na balsa que fazia a travessia no município de São Miguel do Guamá. A detenta já foi transferida para o Centro de Recuperação Feminina do Coqueiro, em Ananindeua, presídio específico para mulheres. A prisão em flagrante dela foi lavrada pelo delegado Ronaldo Lopes. O policial civil agradeceu à comunidade pelas informações que têm sido prestadas às Polícias por meio do serviço Disque-Denúncia, fone 181. Ele salienta que a população deve continuar a ligar para repassar informações sobre o paradeiro de pessoas foragidas, de traficantes de drogas e assaltantes que possam estar na região. "Às pessoas é resguardado o sigilo de suas identidades", ressalta.

Jatene faz mudanças no secretariado


O governador Simão Jatene promove mudanças administrativas no seu secretariado. O Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje trará decretos anunciando as alterações. Uma delas diz respeito ao atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Melo, que deixa a pasta para assumir a Secretaria Especial de Estado de Promoção Social, até então comandada por Nilson Pinto. Este, por sua vez, volta para Câmara Federal, conforme já havia anunciado há 15 dias. O professor Alberto Arruda, adjunto da Secti, vai responder pela secretaria. As informações são da Agência Pará.
 
 
O atual secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Sérgio Bacury, sai do cargo e assume a nova Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal. Quem fica no seu lugar é a economista Maria do Céu Guimarães de Alencar, a qual deixa a direção do Núcleo Administrativo e Financeiro (NAF) das Secretarias Especiais de Estado. Este posto será assumido por Patrícia Nasser.
 
 
A outra mudança ocorre na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A pasta, a partir de hoje, será chefiada por Heitor Márcio Pinheiro Santos, ex-presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP). A então secretária, Maria Alves dos Santos (a deputada eleita Tetê Santos), deixa o cargo para assumir a vaga aberta por Manoel Pioneiro na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Eleito no último pleito municipal, Pioneiro será, a partir de 1º de janeiro, o prefeito de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
 

C O N V I T E


Salinas

Os servidores municipais, efetivos e temporários da Prefeitura de Salinópolis ameaçam, a partir do início da manhã desta sexta-feira (28), impedir a entrada de milhares de carros e visitantes que planejam ir àquela cidade do litoral paraense passar os festejos de final de ano, bloqueando o tráfego na PA-127, a única estrada que dá acesso ao mais badalado balneário paraense.

O motivo do protesto é porque a imensa maioria dos quase 1,4 mil servidores efetivos e dos mais de 700 temporários, contratados pelo prefeito Vagner Curi às vésperas do último pleito eleitoral de outubro, estão sem receber seus salários há alguns meses, bem como o 13º salário, que deveria ter sido depositado nas contas dos servidores no último dia 20 de dezembro.

O 13º salário já é dado como 'perdido' pelos manifestantes. Mas eles ainda têm a esperança de que, fechando a estrada, possam conseguir que o prefeito pague alguns dos salários atrasados. Os que trabalham na área da educação no município dizem que, nesta quinta-feira, deve entrar a última parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), algo em torno de R$ 1,3 milhão.

Desde a manhã da última quarta-feira (26) que alguns servidores ocuparam o prédio da prefeitura, localizado no centro da sede municipal. De acordo com eles, o prédio já está há vários dias praticamente abandonado pelo prefeito e seus assessores mais diretos. Ontem de manhã, sem que ninguém visse, foi afixado um aviso na porta principal da sede da prefeitura, informando que não haveria expediente de 27 a 31 deste ano, devido ao recesso do Poder Executivo municipal.

Fonte: O Liberal

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pré - Reveillon


Nota de Esclarecimento do Vereador Júnior Lira


Primeiramente quero esclarecer que em momento algum mencionei o nome do senhor Alfredo Borges que estava na galeria da CMSMG no momento do meu pronunciamento e nem tão pouco ao Sindicato que ele se refere, portanto, as afirmativas do mesmo são levianas e mentirosas.

Falei que lamentavelmente algumas pessoas que hoje protestam contra os desvios dos recursos da Educação no Município participaram ativamente da campanha política da atual Prefeita nas eleições de 2008, foi uma campanha cara, com gastos vultosos, inclusive com advogados.

Comentei também que atual prefeita só cometeu um único erro que foram os gastos exorbitantes na campanha política de 2008, os demais foram desdobramentos do primeiro, pois quiseram pagar esses gastos de campanha com recursos públicos municipais, inclusive os da educação, e que grupo político ocupou a SEMED no primeiro momento?... quem ocupava os cargos de confiança ?...

A maior partes das denúncias de desvio de recursos públicos já comprovadas são desse período!... Quem tiver alguma dúvida do que falei é só requisitar uma cópia da gravação do áudio da seção de hoje, por via das dúvidas estavam presentes representação do SBT São Miguel e da Rádio Sorriso FM, só consultá-los FM.


Digo mais ainda, não é verdadeira a afirmativa de que votei contra o aumento de salário de qualquer categoria, se houver alguma dúvida disso, o interessado pode se dirigir a Secretária da CMSMG e solicitar a cópia da ata da seção a qual o mesmo se refere, está a disposição do público.


Com relação à SIXTREP ou SINTEP, primeiro quem precisa respeitar o Sindicato são seus dirigentes, não utilizando o mesmo com trampolim político para conquistar cargo público e isso é rotineiro e vezeiro no Sindicato. Agora o Sindicato não apenas o direito de ser respeitado, precisa respeitar também, digo isso porque uma representação do sSindicato se dirigiu a CMSMG em um dia de uma seção ordinária e eu pedi ao senhor presidente da CMSMG para interromper a Seção para receber a representação, fui gentil e respeitoso com o Sindicato, fiz mais ainda, solicitei que o presidente da CMSMG autorizasse o mesmo a fazer uso da tribuna para fazer as reivindicações do sindicato aos senhores vereadores, tendo referido representante do SINTEP no uso da palavra feito discurso político ideológico e ofendido vereadores, inclusive a mim, foi ai que usei a palavra na tribuna e falei, quer dizer que o SINTEP voltou a ser SINTEP, por que quando algum de seus dirigentes estavam no gozo do poder eles não estavam nem ai para esses 700 (setecentos) associados a quem o senhor Alfredo se refere, falei mesmo que não era SINTEP e sim SIXTREP. 


Com relação lavar a boca ou deixar de lavar a boca quando falar no nome do senhor Alfredo, hoje vou dormir tranquilo sem precisar lava-la, pois não falei o nome dele, porque se tivesse falado, ele nem precisaria mandar eu lavaria com urgência, pois seria necessário.




Atenciosamente,

José Paulo de Lira Junior

Líder do PSDB na Câmara de São Miguel do Guama

 

Alfredo divulga nota no Facebook


Prefeita é afastada novamente pela Câmara de Vereadores

Em sessão extraordinária ocorrida na sede da Câmara dos Vereadores fora decidido por 6 x 0 (votos) pelo afastamento da Prefeita Márcia Cavalcante em decorrência do relatório da CPI concluído em que a Prefeita não apresentou defesa.
Os Vereadores Elias, Bágico e Mária Rodrigues faltaram a sessão que precisava de 2/3 para validar o ato.
Com o afastamento a atual Vice Prefeita assume o cargo pelos (05) cinco dias restantes para o novo Prefeito eleito assumir.
No decorrer da sessão uma pequena discussão fora travada entre o futuro Secretário de Esportes Alfredo Borges e o atual Vereador Junior Lira do PSDB, o "entrevero" começou após o pronunciamento do Vereador que na Tribuna manifestou o interesse em apurar através de CPI a folha de pagamento e as falcatruas da Educação, dizendo que algumas pessoas que “gritavam” em frente a Câmara faziam parte das irregularidades cometidas, neste momento Alfredo levantou-se e em voz alta perguntou ao Vereador se aquelas palavras seriam acuações contra a sua pessoa, ressaltando que não tem envolvimento algum com o ora alegado.
Fala Andrey:
Não vou entrar no mérito da discussão travada entre o Secretário Alfredo Borges e o Vereador Junior Lira, todavia, desde já manifesto a intenção da instalação de CPI não só para apurar as irregularidades da Folha de Pagamento, como também as perpetradas na Saúde (Desde o inicio) e Educação. Mais do que nunca, se faz necessário passar a limpo essa triste história que assombrou o nosso Município e os culpados devem ser indiciados e os autos precisam ser remetidos ao Ministério Publico.
Espero também que o Prefeito eleito não mantenha nos quadros da Prefeitura os funcionários que participaram da gestão de Márcia Cavalcante e que tinha a função estratégica naquele Governo, contribuindo assim, mesmo que indiretamente para o caos instalado. Assim como Junior Lira se manifestou eu endosso dizendo que a “caça as bruxas vai começar”.

CONVITE



Inicialmente a solenidade de posse estava acordada para ser às 08:00 horas conforme fora noticiado neste blog, entretanto, após pedido formulado verbalmente a posse foi remarcada para as 18:00 horas no ginásio do Colégio Externato.
Cada Vereador recebeu (15) quinze convites que darão acesso privilegiado as cadeiras colocadas na quadra onde constará o aviso de “reservado”, todavia, a solenidade é aberta ao público que poderá se acomodar nas arquibancadas disponíveis no local.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal Solidário traz a magia do Natal ás famílias de São Miguel do Guamá







 
O Papai Noel fez a alegria das crianças do bairro Umarizal em São Miguel do Guamá, nordeste do estado, com uma grande festa realizada na Comunidade Santo Expedito. A comemoração foi neste sábado (22) e ofereceu brinquedos para a criançada. O Natal Solidário foi o projeto desenvolvido pelo Repórter do Povo, Esmael Teixeira, é realizado pelo Grupo de Jovem Resgata-me na coordenação de Lariza Almeida, Jamensom Correia, Ryam da Silva e Genilton Brinto.

O bom velhinho surpreendeu as crianças chegando de surpresa na comunidade. Foram sorteados e distribuídos brinquedos para todas as crianças. Além de ter distribuição de sextas-básicas para as famílias que residem no bairro.

O evento contou com o apoio do vereador Andrey Monteiro, Cledson Cardoso, proprietário do SBT São Miguel, Benê Costa, diretor da Rádio Sorriso FM, TV Nazaré, Supermercado Primos, entre outros colaboradores.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Comemoração de 13 anos do SINTEPP


Vereador Andrey Monteiro em seu pronunciamento

Aconteceu ontem na sede do Cacau Show a festa em comemoração a posse da nova diretoria do SINTEPP Sub Sede São Miguel do Guama, na ocasião o atual diretor Alfredo Borges e futuro Secretário de Esporte passou a diretoria para a servidora Ivane Brasil que deverá ocupar o cargo pelos próximos (03) três anos.
O Vereador Eleito Andrey Monteiro em seu pronunciamento destacou a luta travada pelo SINTEPP no que concerne a defesa dos direitos da categoria, bem como declinou sobre a necessidade de disposição orçamentária para a implantação do PCCR dos servidores que tanto almejam, colocado à disposição do Sindicato o seu mandato.
O futuro Secretário de Educação frisou a situação caótica de atraso de salários dos servidores que segundo o mesmo ocorreu em decorrência principalmente de membros do Poder Legislativo que não fiscalizaram corretamente o chefe (a) do Executivo, aduzindo ainda que o PCCR precisa ser exequível de acordo com a dotação orçamentária.
Após o termino do pronunciamento foi realizado a entrega de diversos certificados e posteriormente ocorreu a apresentação da Banda Delírios do Pará com cerveja ao preço módico de R$ 2,00 (Dois Reais).

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Paysandu é o melhor clube da Região Norte do Brasil, segundo CBF


Presos integrantes de bando de arrombadores em São Miguel do Guamá

 
A Polícia Civil prendeu membros de uma quadrilha especializada em praticar arrombamentos e saques de objetos de valor em residências na cidade de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará. Os acusados são Weverson da Silva Costa, de 20 anos, e Cristi Bruno Almeida da Silva, 19.
 
Com os dois, uma arma de fogo de fabricação caseira e objetos saqueados de uma casa foram apreendidos. O crime ocorreu no último dia 18, no bairro Palmeiras. Entre os objetos saqueados estão um fogão, quatro sacos de cimento e ferramentas. Os dois foram autuados por prática de posse irregular de arma de fogo e por furto qualificado.
 
Segundo o delegado Ronaldo Lopes, as investigações indicam que, pelo menos, outras cinco pessoas estão envolvidas com o bando. Um dos suspeitos seria um foragido da Justiça de Paragominas. “Pedimos a quem tiver qualquer informação a respeito da localização de outros envolvidos com os crimes que liguem ao Disque-Denúncia, fone 181”, explica. A operação policial foi realizada pela equipe policial formada pelos investigadores Océlio, Vasconcelos, Rosana e Paulo César, sob comando do delegado Ronaldo Lopes, com apoio de policiais militares sob comando dos capitães Galhardo e Joás.
 
Fonte: Polícia Civil

PF se prepara para prender condenados do mensalão

Equipes da Polícia Federal estão a postos para cumprir a ordem de prisão dos condenados no mensalão, diante da possibilidade de o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, acatar o pedido da Procuradoria-Geral da República em executar a pena imediatamente.
 
A medida é necessária porque muitos podem estar viajando. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, por exemplo, estaria em uma praia no Nordeste, segundo pessoas próximas. Também houve determinação para que equipes de plantão em São Paulo, Brasília e Rio fossem reforçadas caso a ordem seja dada.
 
A expectativa na PF é de que a maioria se entregue espontaneamente. Entre petistas, contudo, há comentários de que os condenados filiados ao partido possam querer ser fotografados sendo presos antes do Natal para propagandear o que consideram ser uma injustiça.
 
Condenado como chefe da quadrilha do mensalão, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu se reuniria com sua equipe ontem à noite.
 
Delegados ouvidos pela Folha ontem demonstraram preocupação com a possibilidade não negada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), de abrigar réus na Casa.
 
O setor operacional da PF afirma que ordem judicial se cumpre e que se houver determinação neste sentido terá que entrar no Congresso.
 
Como no caso de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência da República, a preocupação é deixar tudo esquematizado para evitar qualquer problema. No caso de Rosemary, a PF fez um reconhecimento no gabinete da Presidência antes da busca e apreensão.
 
Os momentos pré-prisão são sempre tensos. Normalmente, os agentes seguem os alvos dias antes para saber onde estão.
 
Recentemente, a PF perdeu um alvo que estava sendo monitorado pela possibilidade de a prisão ser decretada. Geovani Pereira, contador da quadrilha de Carlos Cachoeira, driblou os investigadores horas antes do estouro da operação Monte Carlo.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Liga dos Campeões

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, nesta quinta-feira, em Nyon, na Suíça, reservou duas pedreiras de empolgar qualquer torcedor. Se há um confronto em tese pouco emocionante entre Galatasaray e Schalke 04 - curiosamente logo os primeiros escolhidos -, as bolinhas colocaram quatro campeões disputando duas vagas nas quartas: Milan x Barcelona e Real Madrid x Manchester United.
 
Vice-líder no Grupo D, o Real Madrid já sabia do risco que corria, mas a exclusão logo de cara do Schalke 04, apontado como rival do Galatasaray, colocaria praticamente um gigante no caminho dos merengues. Não deu outra: das mãos de Steve McManaman, ex-jogador do Liverpool, saiu o duelo contra o Manchester United, líder do Campeonato Inglês.
 
Esta será, inclusive, a primeira vez em que Cristiano Ronaldo reencontrará o ex-clube pelo Real Madrid. Comprado por € 94 milhões em junho de 2009, o craque luso ganhou notabilidade ao ser eleito o melhor jogador do mundo meses antes com a camisa dos Diabos Vermelhos, onde conquistou o Campeonato Inglês, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes na mesma temporada. Pelo United, Cristiano soma 118 gols em 292 partidas.

"O sistema nacional encarece os produtos e desestimula o consumo"

O Brasil é campeão no nível de tributação sobre o preço final de itens de consumo como iPad e serviços como energia elétrica e refeições em restaurantes.
 
A conclusão é de uma pesquisa com 22 países concluída em dezembro pela UHY, rede internacional de firmas de auditoria e contabilidade, com sede no Reino Unido.
 
O estudo analisou o peso dos tributos indiretos sobre uma cesta de 16 produtos. Os tributos indiretos são aqueles que incidem sobre o preço de bens e serviços --como ICMS, PIS, Cofins e IPI--, e não sobre a renda do contribuinte.
 
No Brasil, os tributos dessa natureza representam 42,2% do preço final do iPad, o tablet da Apple, 27,3% do valor da conta de energia elétrica e 27,2% do preço de uma refeição fora do lar --maiores índices entre os 22 países analisados.
 
O país também tem a maior tributação em roupas infantis (27,2%) e a segunda maior em vinhos (44,3%).
 
ACIMA DA MÉDIA
 
O Brasil apresentou a segunda maior taxa de tributação entre os países avaliados, considerando sua participação no valor total da cesta de 16 produtos.
 
Os tributos no país representam 28,7% do preço da cesta, ante uma média mundial de 13,8%. O país só perde para a Índia, com 38%.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária (IBPT), a carga tributária paga pelos brasileiros nos produtos analisados pelo UHY é ainda maior.
 
Isso porque a pesquisa não contabiliza os encargos incidentes sobre folha de pagamento e sobre os lucros das companhias, que também estão embutidos no preço final dos produtos.
 
Para especialistas, a constatação do estudo reflete a distorção da matriz tributária brasileira, que prioriza a cobrança de impostos e contribuições sobre o consumo.
 
Em países da Europa, bem como nos Estados Unidos e no Japão, predomina a tributação sobre lucro ou patrimônio, diz João Eloi Onelike, presidente do IBPT. "O sistema nacional encarece os produtos e desestimula o consumo", afirma.
 
Segundo ele, uma medida que poderia amenizar esse efeito seria a definição de alíquotas menores para bens essenciais. "Mas na prática isso não ocorre."
 
Fonte: Folha

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Edmilson critica as más condições de trabalho e salário dos policiais

 
Membros do Sindicato dos Servidores Públicos da Policia Civil do Estado do Pará (Sindpol) encheram as galerias da Assembleia Legislativa do pará, nesta quarta-feira, 19, a fim de pedir o apoio dos deputados à pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2013. Na tribuna, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) defendeu a valorização dos servidores, que possuem péssimas condições de trabalho e baixos salários. O psolista foi aplaudido pelos sindicalistas.
 
Edmilson destacou que sempre defendeu a paridade das carreiras jurídicas, desde a época em que foi constituinte. Ele chegou a sofrer ameaças por conta desses ideais, que já constavam na Constituição Federal, mas acabaram não sendo garantidas na Constituição Estadual. O psolista lembrou a recente aprovação das parcerias público-privadas em vários setores estratégicos do Estado, incluindo a segurança, que foi impetrada pelo governo do Estado e aprovada no Legislativo: “Em breve, vocês (policiais) irão conviver com agentes de organizações sociais, que não passaram por concurso público. A população não foi consultada sobre essas mudanças. Os contratos (do Estado com organizações sociais) de longa duração custarão a partir de R$ 20 milhões”, ressaltou.
 
Edmilson garantiu apoio às reivindicações da categoria, especialmente por meio de emendas ao orçamento. Na pauta apresentada pelo Sindpol, consta a alteração da Lei Orgânica da Polícia Civil; 100% de gratificação de tempo integral, dedicação exclusiva e risco de vida; gratificação de nível superior; isonomia salarial; aposentadoria integral; tíquete-alimentação de um salário mínimo (R$ 622); isonomia de abono dos delegados com as demais categorias; e 95% do vencimento do delegado para as demais categorias de nível superior, entre outros.

Resolução agiliza registro de ocorrências

Já está em vigor a resolução do Conselho Superior da Polícia Civil (Consup) que estabelece a obrigatoriedade de os investigadores confeccionarem o boletim de ocorrência em caso de ausência ou impossibilidade dos escrivães, nas delegacias e demais unidades policiais. A medida terá como principal efeito a melhora no atendimento à população.

“Além de termos carência de escrivães, não existe, na lei, nenhuma restrição ao desenvolvimento dessa atividade pelos investigadores”, explicou o delegado geral da Polícia Civil e presidente do Consup, Nilton Atayde.

PRIMEIRO PASSO


 Segundo ele, a resolução não vincula diretamente o investigador a essa função, uma vez que ela continuará sendo da incumbência dos escrivães, mas prevê a medida no caso de ausência do escrivão. “Na prática, isso já acontece. Além do mais, o BO é o primeiro passo de uma investigação, tarefa, por excelência, do investigador”, destacou.

A opinião é compartilhada pelo investigador Francisco de Assis Silva, policial civil com mais de 20 anos de experiência. Para ele, a iniciativa beneficiará, principalmente, a população, que terá as demandas mais rapidamente atendidas.

DIREITO LESADO

 “Quando um cidadão precisa procurar uma delegacia, é porque já teve algum direito lesado. Então, ele sair de lá sem ter um BO é uma segunda violação, de forma que tudo o que puder ser feito para agilizar esse processo é bem-vindo”, afirmou.

O policial também reconhece a importância de um boletim de ocorrência bem feito. “Ele é o início de uma investigação, então, se for bem confeccionado, com a maior quantidade e qualidade de informações, poderá ser decisivo para o resto do trabalho. Há casos em que se consegue fechar todo o inquérito policial apenas com o BO”, detalhou.

Além da nova medida, continua disponível para o cidadão o endereço eletrônico www.delegaciavirtual.pa.gov.br, no qual é possível registrar boletins de ocorrência para casos como extravio ou perda de documentos, crimes de roubo, furto e violência contra a mulher ou acidente de trânsito sem vítima.

Nesse sistema, o boletim é lavrado e encaminhado, via internet, para a delegacia mais próxima do local onde ocorreu o fato. Posteriormente, o cidadão deverá ser chamado a essa unidade policial, que dará continuidade ao processo de investigação. “Vale lembrar que a falsa comunicação de crime à polícia é crime e, portanto, passível de punição”, alerta o delegado geral.
 
(Diário do Pará)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONVITE


Diploma



Aconteceu hoje na sede do Cacau Show a solenidade presidida pela Juíza Eleitoral Priscila Mamede Mousinho que diplomou os Prefeitos de São Miguel e Bonito, além dos respectivos vices Prefeitos e Vereadores. Não obstante, conforme destacou a própria Magistrada a diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, desde a expedição do diploma é vedado ao Vereador: a) Firmar ou manter contrato com o Município, com suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedade de economia mista ou com suas empresas concessionárias de serviço público, salvo quando o contrato obedecer às cláusulas uniformes; b) Aceitar cargo, emprego ou função, no âmbito da administração pública direta municipal, salvo mediante aprovação em concurso público.

Diplomação - Parte II





Badel (Prefeito de Mãe do Rio) e Anchieta (Prefeito de Iituia)






Vereador Andrey Monteiro ao lado da Juiza Priscila Mamede Mousinho


Genival - Membro da Executiva do PDT


Prefeito Eleito de Mãe do Rio (Badel)
Prefeito Eleito de Irituia - Anchieta PSDB

 
Blog do Andrey Monteiro - Template desenvolvido por Sonic Artes